domingo, 13 de março de 2022

O fim de uma década


Está chegando, e eu já posso sentir em meus ossos: o fim dos meus 20 anos.

Já consigo imaginar o monólogo mental dramático passando pela minha cabeça: "Jovem, passou a década de seus 20 cometendo erros, avaliando riscos, tendo crises de ansiedade, medos estúpidos e sendo babá de homens imaturos por curtos períodos de tempo. Mas também deu pequenos passos em direção à grandes coisas, superou alguns medos, teve bons momentos, viajou, sofreu um bocado, mas aprendeu a seguir em frente. Aqui jaz os meus 20".

Reconheço a carga dramática que coloquei no discurso, mas na realidade não acho uma lástima o fim de uma década de confusão emocional e decisões equivocadas. Deve ser aqui que a vida começa a se estabilizar, e as coisas pequenas que víamos como grandes problemas começam a parecer insignificantes. Ou talvez eu só esteja me habituando muito bem à minha mais recente liberdade de não ligar.

É verdade que ás vezes ainda me pergunto se consegui atingir o equilíbrio ou se só estou ignorando todas as minhas emoções conflitantes em troca de paz e sossego. 

Não quero que pensem que eu sou muito experiente nessa coisa de ter quase 30. Ser adulto continua sendo uma incógnita, afinal, eu não desbloqueei os desafios de se ter um filho, ou um relacionamento saudável e estável. Na verdade, me encaixo muito bem no perfil da minha geração de milleniums enquanto invisto em mim e na minha liberdade financeira e emocional. Talvez eu nunca queira ter filhos, e as pessoas casadas continuam me dando conselhos práticos como "Nunca se case" - não são eles um bando de otimistas?

Até onde eu sei, a próxima década pode ser a melhor da minha vida. Felizmente, aprendi, ainda que tarde, que não dá pra controlar as decisões dos outros. E por mais que elas me afetem, eu sou a única responsável em determinar como vou lidar com isso - muito embora a minha forma atual de "lidar com isso" seja por meio de terapia e vinho.

Por fim, deixo aqui alguns conselhos práticos que aprendi ao longo dos meus anos dourados:

1. Família é importante: mesmo que sejam barulhentos e ás vezes meio dramáticos, eles não vão estar sempre por perto, então aproveite todo o tempo possível com eles.
2. Quase ninguém sabe o que tá fazendo e a maioria das pessoas está fingindo ter tudo em ordem, então não se preocupe em ser perfeito, até porque ninguém é.
3. Não importa o que aconteça: não mande mensagens pro seu ex quando estiver embriagada.
4. Escolha as suas batalhas. Ninguém precisa ter opinião sobre tudo. Afinal, "tudo" é muita coisa.
5. Dê um jeito de gostar da própria companhia. Se você não se tolera, que dirá nós, meros mortais!
6. Tenha uma playlist para tomar vinho. Por nenhuma razão específica, só porque eu acho legal.


Notas: A autora completou recentemente 29 anos, mas ocasionalmente diz por aí que tem 24.



Nenhum comentário: